Quando pergunto pra algumas pessoas por que elas não leem, a maioria sempre me responde que é pela falta de tempo. Mas convenhamos, existem milhares de pessoas que trabalham, estudam, cuidam da casa, tudo ao mesmo tempo e ainda assim conseguem manter uma rotina de leitura. Então qual a diferença entre você e essas pessoas?
Prioridade!
As vezes queremos fazer muitas coisas e acabamos não fazendo nada. Até que você crie o hábito de fazer as coisas que são importantes - mesmo que não esteja com vontade - é interessante ter um guia de organização pessoal.
Hoje venho trazer um método chamado Bullet Journal.
Abaixo estão alguns passos explicando mais ou menos como funciona.
- Pegue um caderno e uma caneta. Esse caderno deve ser destinado estritamente para isso. A primeira página será o seu índice. Marque o mês em que está, dessa forma terá o controle, conforme os meses forem passando, do tempo que conseguiu se organizar.
- Na próxima folha marque o mês e liste os dias como se fosse um sumário. Na frente de cada numero será colocado uma letra indicando o dia da semana por exemplo 1S, 2T, 3Q, 4Q, 5S e assim por diante. Dê um título para cada dia.
- O próximo passo é listar tudo o que você precisa fazer durante aquele mês. Na frente de cada tarefa faça um quadrado para marcar quando a mesma for cumprida. Agora enumere as paginas seguintes correspondente ao numero de dias do mês.
- Todos os dias escreva o Título + Dia/Mês. Não é necessário listar todos os dias do mês de um vez só. Você pode optar em se programar semanalmente e planejar sua lista em um dia da semana, por exemplo no domingo.
Se comprometa com a leitura, se organize e inclua no seu dia algum livro. De acordo com um levantamento feito em 2014, 70% dos brasileiros não leram nenhum livro. Está mais que na hora de mudarmos essa realidade.