8 Segundos:Camila Moreira - Literatura Nacional#2

14 de jul de 2016

Título: 8 Segundos
Autor: Camila Moreira
Editora: Suma de Letras
Lançamento: 2015
Páginas: 336

Sinopse: 


"Pietra, filha única de um rico fazendeiro, sempre teve tudo o que quis. Para realizar mais um de seus caprichos – viver em Paris em seu próprio apartamento –, ela é obrigada pelo pai a passar uma temporada na propriedade da família. Lá, ela conhece o veterinário Lucas, um homem simples e determinado, que sonha em competir nos grandes rodeios do país. Quando o peão conhece a patricinha, faz de tudo para não se deixar levar pelos lindos olhos verdes da filha do patrão. Em 8 segundos, Pietra e Lucas não conseguirão resistir à paixão. Mas antes que possam viver este amor, a revelação de um terrível segredo do passado mudará suas vidas para sempre."


   O primeiro livro que eu escolhi para abrir a nova coluna aqui do blog, sobre literatura nacional, foi o livro Gafe Não é Pecado. Ele foi um dos primeiros livros que eu li quando era adolescente. Decidida a recuperar o gosto pelas obras nacionais, eu escolhi esse livro porque achei  a história legal, mas infelizmente não tive a reação que eu esperava.

   O livro traz a história de Pietra, a clássica garota mimada que encontramos tanto em filmes quanto em livros. 

"Sou extramente bonita. A parte de mim de que mais gosto são os olhos. Herdei da minha mãe o esverdeado que eu tanto adoro. Há quem diga que são azuis, mas eu prefiro que sejam verdes. Meu cabelo é loiro-escuro, não muito longo, um pouco abaixo dos ombros. Magra, alta, rosto perfeito, corpo atraente e muito, muito rica. Ou seja, sem defeitos. Por isso causo esse efeito nas pessoas. Era de se esperar que nem o caipira resistisse. "

   Ela é um nojo gente. Perdeu a mãe quando era pequena, e não tem muita intimidade com o pai. Ele tenta mudá-la de todo jeito, e por isso propôs a Pietra que ela ficasse por um mês na fazenda, e se ela conseguisse, daria como prêmio o tão desejado apartamento em Paris.

   Em contra partida temos Lucas, o único veterinário da região, o Cowboy cobiçado pela mulherada. Ele é bonito, tem olhos azuis e sabe o que fazer para conquistar uma mulher. Não preciso nem dizer que os dois vão entrar em um pé de guerra daqueles. 

   A história é narrada pelo olhar de Pietra e do Lucas, cada um deles falando o que acha do outro e buscando entender essa confusão de sentimentos que ao mesmo instante que exige distância tem uma  necessidade de estar perto. 

   Vou ser sincera com vocês, eu achei a história bem legal quando comecei a ler, mas a linguagem que a autora usa para descrever algumas cenas não me agradou. Achei desnecessário e mesmo tentando com todas as forças continuar a leitura, esse fator acabou tirando o encanto e minha vontade de ler. É o primeiro livro que eu abando em anos. Não sei se o final é bom ou não, ou o que mais poderia dizer sobre o livro. Se você já leu, me conte nos comentários se a leitura valeu a pena. Se você não leu ainda, não deixe que minha opinião afete sua escolha. Leia e decida por você mesmo. 

   Até a próxima.

16 comentários :

  1. Tento evitar sempre abandonar qualquer livro por mais que seja difícil engolir. Na verdade é bem raro quando isso acontece, mas cada leitor tem seus motivos,né! Também nunca tive tanto interesse nesse livro, mesmo lendo várias resenhas positivas por aí.
    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Priscila!
    Tive a mesma sensação com a narrativa desse livro, então pausei a leitura para futuramente eu ler e talvez ter uma experiência melhor com a autora! Adorei a resenha!
    Xx,
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe né a gente acaba conseguindo ler mais pra frente.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Pri! Ainda estou no comecinho e estou gostando, mas ainda não cheguei nessas cenas não, então vamos ver rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pri!
    Eu também não abandonava livros, mas agora já faço isso. Se a leitura não me conquista até a página 100, eu largo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoзгo de aniversбrio do blog Crфnica sem Eira

    ResponderExcluir
  5. Eu raramente abandono livros, mas já fiz isso com alguns que, sinceramente, não rendiam.
    Só pela premissa desse, eu não encararia a obra. Parece-me clichê, previsível e se a escrita não é essa maravilha toda, mas um motivo para fugir do livro.
    Bom texto.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri! Fico chatiada ao saber disso, não li o livro mas já conhecia ele, é tão tiste quando não conseguimos terminar um livro né? :c
    Beijinhos.
    http://livroemflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Priscila! Pena que a leitura não tenha te agradado. Eu não gosto de gente assim como parece ser a protagonista pela sua descrição... E quando não rola empatia pelo personagem principal fica difícil engrenar a leitura mesmo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Olá, Priscila.
    Que pena que o livro não te agradou. Eu não tinha vontade de ler esse livro antes, agora então sabendo que a protagonista é assim, é que tenho menos vontade ainda. Já leu algum livro da Carina Rissi? Acho que você vai gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, ainda não li, mas já separei um livro dela para começar. Espero gostar Beijos

      Excluir
  9. Oi Pri! Eu achei a história legal, mas não é daquelas que vai mudar sua vida. Nacionais recomento a Bianca Briones, Samantha Holtz, Mauricio Gomyde e Carina Rissi.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, obrigada pela dica viu. Quando o assunto é literatura nacional eu fico totalmente por fora.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Priscila,
    Você ainda foi boazinha, rs. Minha amiga falou muito mal do livro e eu desanimei de ler. Um dos pontos que mais a irritou foi a linguagem. Isso complica muito para mim, pego raiva dos personagens quando isso acontece! :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, eu achei ruim mas me contive para não falar muito, quando começo não consigo parar.

      Excluir
  11. Eu li uma resenha em algum blog sobre essa história, e me interessou um pouco.É um daqueles romances que nos fazem suspirar né?Típico filme sessão da tarde :)
    Gostei da sua resenha,rs.


    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá. Vi uma resenha muito boa sobre este livro e achei que seria muito legal, mas pelo visto, você não gostou tanto assim. É uma pena. Beijo!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir