Coração de Tinta - Adaptações #2

7 de jul de 2016

Título Original: Inkheart
País de Origem: EUA
Duração: 106 minutos
Ano de lançamento: 2008
Atores de destaque: Brendan Fraser, Eliza Bennett, Paul Bettany

Sinopse:

Mo Folchart e sua filha Meggie, de 12 anos, são apaixonados por livros. Desde pequena Meggie teve o hábito de leitura estimulado pelo pai, que trabalha como encadernador de livros. Além disto eles têm o poder de trazer à vida personagens dos livros caso o leia em voz alta, só que sempre que isto acontece uma pessoa real é inserida nos livros. Até que um dia, ao passear por um sebo, Mo ouve vozes de "Coração de Tinta", um livro que não lhe traz boas recordações. Sua história possui castelos medievais e estranhas criaturas, com este universo tendo aprisionado a mãe de Meggie quando ela tinha apenas três anos. Mo sempre desejou encontrar o livro e salvar a esposa, mas agora precisa lidar também com o sequestro de Meggie por Capricórnio, que deseja dar vida a diversas criaturas malignas.

   Este foi um daqueles casos em que assisti ao filme antes de saber que tinha um livro por trás da história, foi a muitos anos atrás e me lembro de ter gostado. Lançado em 25 de dezembro de 2008, foi dirigido por Iain Softley e teve a participação no elenco de Brendan Fraser, aquele cara que fez os filmes A Múmia.

   Pode-se dizer que um dos objetivos dessa obra é incentivar a leitura, já que o protagonista da história tem o poder de dar vida aos personagens, o que meio que acontece quando lemos não é mesmo?

   Mo possui uma habilidade incrível que é chamada de Língua Encantada. As pessoas com esse dom, tem o poder trazer para o mundo real os personagens do livro, mas não pense que é simples assim. 

   Como toda magia tem seu preço, o dessa é extremamente alto. Para que um personagem saia do livro, uma pessoa tem que entrar. Mo descobriu esse poder enquanto lia um trecho do livro O Coração de Tinta para sua filha de três anos, e de repente, personagens ganharam vida e sua esposa foi mandada para dentro do livro.


   Os anos passaram e Maggie cresceu, e assim como o pai ela tem um gosto aguçado por livros. Um dia, um malabarista de fogo chamado Dedos Empoeirados – um dos personagens que Mo trouxe dos livros naquela noite – aparece para avisar que um vilão muito perigoso está atrás de Mo. Capricórnio e seus capangas estão atrás do livro O Coração de Tinta e do Língua Encantada. É a partir daí que ação começa.

   Por mais que eu tenha dificuldades para lembra como o filme realmente é por ter assistido a muito tempo, posso afirmar que Cornelia Funke criou um universo surpreendente. Infelizmente o filme é um pouco corrido, o que fez com que alguns detalhes do livro fossem deixados de lado. Ou seja, o livro é mil vezes mais encantador do que o filme.

   Infelizmente até hoje não consegui ler os outros livros e espero ler esse ano ainda. Esta é uma daquelas obras que no começo você não dá muito crédito, mas que depois, não consegue largar.

  
Coração de Tinta Vol1           Sangue de Tinta Vol 2        Morte de Tinta Vol 3

22 comentários :

  1. Então somos duas, também assisti o filme antes de saber que havia o livro e gostei da história. Ainda não o comecei a ler os livros, mas tenho o vol. 1 na minha estante, uma das minhas colegas de blog leu os 3 e adorou e sinceramente tenho que deixar de adiar essa leitura e mergulhar fundo!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso dar continuidade na leitura logo. Gostei tanto do primeiro livro que tenho certeza que os outros dois não irão me decepcionar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi! Eu também vi o filme sem saber sobre o livro e gostei muito da história. Eu não li até hoje, mas pude conferir outros da autora e amo seu trabalho.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Olá Priscila,
    Sou doida para ler esse livro, só vejo elogios sobre ele e alem de ter trechos maravilhosos.
    Esse já está na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, leia sim viu, vale muito a pena.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Pri!
    Eu assisti o filme também sem nem saber que havia o livro.
    Recentemente, eu adquiri toda a trilogia e ainda vou ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, que isso hem. Quem dera eu ter os três livros. Só tenho o primeiro.
      Beijos

      Excluir
  5. Ai que demais!! quero assistir com certeza!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme e gostei muito, não sabia que tinha livro, já quero ler.
    Beijos!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Priscila.
    Nunca tinha dado muita ideia para essa série e nem para o filme. Na verdade, não sabia a premissa. Porém, sua postagem me deixou bem curioso.
    Vou conferir o filme. Gostando, parto para o livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Priscila
    aconteceu comigo a mesma coisa, vi o filme e depois descobri que tinha um livro, já comprei essa trilogia há alguns anos e ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não lembro de conhecer o livro e nem o filme, mas adorei conhecer, pois parecem ser ótimos.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Pretendo lê-los em breve, nem os filmes vi ainda. Parece ser bom. Bjos!

    Espero sua visita <3
    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/07/entrevista-luana-barros.html

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia nenhum dos dois, parecem ser legais.
    Vou procurar saber mais de ambos, talvez eu leia.

    Beijos
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog e acabei de conhecer, mas já gostei muito. Não assisti o filme nem mesmo li o livro de "O coração de Tinta", mas já está na minha lista de leitura e do meu projeto. Parabéns pelo blog.
    Abraços!
    umlivroabertoig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Priscila.
    Eu amei o filme e também assisti sem saber que tinha o livro. Eu tenho muita vontade de conhecer a história do livro porque com certeza deve ser melhor que o filme, mas o preço deles não ajuda hehe. Faz tempo que espero uma promoção que nunca aparece hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, o preço realmente é um fator que atrapalha e muito na aquisição dos livros. Nessas horas minha vontade de ser rica só aumenta.
      Beijos

      Excluir
  14. Eu não fazia ideia que existia livro! Ainda mais outros volumes. Gostei bastante do filme, adoraria ler também.
    Beijos
    http://jessicamblog.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Priscila! Eu sou louca para ver esse filme desde a época em que via o trailer no cinema! Ahahahah! Mas logo descobri que era uma adaptação e resolvi que queria ler o livro primeiro. Os anos foram passando e até hoje não fiz uma coisa nem outra. Consegui o primeiro volume em uma troca, pretendo ler ainda esse ano.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca assisti ao filme e nem o livro, mas sei como é a história.Nos aproxima tanto da realidade de um modo meio metafórico né? É exatamente assim que nos sentimos quando mergulhamos na leitura :)
    Gostei da sua "resenha".
    Vou procurar logo para assistir :P

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Priscila,
    Eu sou apaixonada por esse filme!!!!
    É aquele tipo que sempre que passa eu preciso assistir e ainda marco as reprises, rs. Sabe outro que eu gosto muito e é com o mesmo ator? 'Viagem ao Centro da Terra'.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir