Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins

11 de jul de 2016

Título: Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2012

Sinopse:

"A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro.
Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado."

   

   Desde que eu li o livro Anna e o Beijo Francês eu me apaixonei pela Stephanie Perkins. Gosto muito da forma como ela escreve e do jeitinho que ela encontra de nos prender na história sem que nós percebamos.  Quando eu tive o meu primeiro contato com um dos livros dela, eu fiquei zumbificada depois da leitura e podia afirmar com toda certeza que nenhum dos outros livros dela poderiam superar o que eu tinha lido. Eu estava errada, é claro. Lendo Lola e o Garoto da Casa ao Lado eu me perdi completamente na leitura. Eu lia enquanto almoçava, enquanto ia pra faculdade, em qualquer pausa que eu tivesse.

   Lola é uma menina bem diferente. Não como encontramos nas histórias que estamos acostumados em que a menina ou menino é diferente, isolado e depois de um processo de transformação e/ou superação, a pessoa passa a ser percebida. Lola é diferente do começo ao fim. Ela acredita que a forma como nos vestimos diz muito sobre quem somos, e isso não significa estar na moda. Significa que se um dia você acordar se sentindo como um pássaro, nada te impede de usar roupas que retratem esse sentimento, mesmo que isso implique usar um casaco com penas, botas laranjas e plumas no cabelo. Eu demorei muito para me acostumar com o estilo dela, mas acabei percebendo que esse é o modo que ela tem de se expressar. Nada contra isso.

   Lola tem 17 anos e mora com seus pais Nathan e Andy e sua cachorrinha. Ela tem uma melhor amiga , Lindsey, que ao contrário de Lola, decidiu que meninos não passam de uma distração e por tanto eles estão banidos da sua vida para não prejudicarem seu desempenho acadêmico. Ela também é louca por mistérios e adora desvendá-los. Apesar de Lola apoiar a amiga, para ela os meninos não são uma distração, tanto é que ela tem um namorado. Max.

   Ele é mais velho que ela, tem 22 anos. Tem uma banda de rock e tatuagens. O tipo de cara que faria a maioria dos pais surtarem ao ser aproximar de suas filhas, principalmente quando elas são menores de idade.

   Por mais que todo mundo fale que Max não é a pessoa certa para Lola, ela insiste em lutar por ele. Ela sempre acompanha ele nos shows se fazendo presente e ele sempre participa do brush de domingo com os pais dela, apesar de ser sempre uma situação embaraçosa.  O que Lola mais deseja é que seus pais aceitem seu namorado.

   Lola aparentemente tem uma vida tranquila. Ela tem um namorado que ela gosta, pais que apoiam seu jeito louco de ser, uma amiga fiel, e um trabalho em um cinema com nada mais nada menos do que Anna e St. Clair! Para quem leu a resenha do livro sabe que eu sou apaixonada por esse casal. Imagine minha surpresa quando eu encontro eles nesse livro. O mais legal de ler uma história que te fez tão bem, é poder saber, mesmo depois de ter acabado o livro, como esses personagens seguiram com suas vidas.

   Mas enfim, a vida de Lola começa a virar de cabeça para baixo quando ela percebe que seus antigos vizinhos, depois um bom tempo viajando, retornaram.

   Eu fiquei muito curiosa para saber o que tinha acontecido no passado que fez com que Lola não quisesse contato com Cricket Bell, um dos gêmeos com quem crescera.

   O fato deles terem retornado vai fazer com que Lola saia completamente de sua zona de conforto e tenha que lidar com situação nas quais ela nem sempre tem forças para enfrentar. Eu não vou contar o que aconteceu no passado para que Lola sofra tanto com a volta dele. Quero que vocês tenham a mesma sensação que eu tive quando descobri. Basta saber que eles eram muito amigos no passado.

   Bom, mas vamos falar de Cricket Bell. Stephanie tem um dom para criar personagens diferentes e com a mesma capacidade de fazer com que nos apaixonemos. Eu amo esse garoto! Ele é sensível, doce, um pouco sofredor também. É inventor, super inteligente, bem educado, tem um estilo próprio de se vestir – o que Lola super apoia – é atencioso com a família dele, principalmente com a irmã que participa de competições de patinação artística, e devido à pressão do meio em que vive, precisa 100% do apoio do irmão, mesmo que isso implique em ele deixar de lado as coisas que gosta. Alguém por favor traz ele para o mundo real?

   Conforme avançamos na leitura, temos completo acesso as emoções e pensamentos que ela tem sobre tudo o que está acontecendo.

Como é possível que eu me sinta desse jeito? Estar interessada em Cricket e ainda ficar preocupada com meu relacionamento com Max? Quero que as coisas fiquem bem com meu namorado, mesmo. Deveria ser simples. Não quero mais saber de rolo. Não quero estar interessada em Cricket. 

   É como se Lola tivesse que aprender quem ela é de verdade. Será que todas essas roupas e perucas que ela vive usando fazem parte de sua identidade ou será que fazem parte de uma Lola que ela sempre pensou ser? Será que ela é realmente verdadeira quando está ao lado do seu namorado Max ou quando está com seu amigo Cricket?

   Realmente não sei como acabar essa resenha. Gostaria de ficar aqui falando e falando sobre esses personagens que me conquistaram, mas tenho medo de que se continuar, posso acabar falando mais do que deveria.


   Espero que vocês gostem desse livro tanto quando eu gostei.


27 comentários :

  1. Faz tempo que quero ler Anna e o Beijo Francês, está na wishlist mas nunca peguei pra ler. Todo mundo fala bem dos livros da Stephanie Perkins.
    A sua resenha atiçou ainda mais minha curiosidade pra ler.
    Beijos!
    http://jessicamblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, leia sim viu, super recomendo.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá. Faz tipo um século que li esse livro e não lembro muito bem - somente que a Lola era meio louca e o Cricket um amor! Enfim, eu queria reler o livro, amo a Stephanie e também adorei o livro Anna e o Beijo Francês! Ela tem um talento nato ^^
    A resenha está maravilhosa, meus parabéns.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cricket é um encanto mesmo, me apaixonei por esse personagem. Fico feliz em saber que você gostou.
      Beijos

      Excluir
  3. Sempre ouvi falar muito bem de Anna e o Beijo Francês e de Lola e o garoto da casa ao lado. E sempre tive uma vontade enorme de ler, na verdade, nem sei porque ainda não li.
    Amei demais a tua resenha, só aumentou a minha vontade de ler. Parabéns!
    Beijos
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Prii...
    Sou apaixonada por todos os três livros, esse e o terceiro são meus favoritos. A única coisa que eu queria era que as capas seguissem os mesmo padrões rs. Quem sabe a Intrínseca compre os direitos desse e do Anna né. <3

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria incrível se isso acontecesse. Eu vou começar a ler o terceiro livro já sabendo que vou gostar.
      Beijos

      Excluir
  5. Oiiii
    Esse ainda n li, mas tenho vontade
    Tão bom qd a gente quer falar e falar sobre um livro

    E sobre meu post, acredita que aquele bolo era Fit?!
    Pois é, eu nem acreditei qd me falaram, já pedi a receita!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim. WHAT? menina eu quero a receita! rsrsrs
      Beijos

      Excluir
  6. ooi!
    meu amigo leu esse livro e amou, vejo muitos posts sobre e ele e o quanto é bom. Tá na listinha de desejados porém a capa gringa é bem mais bonita!
    bjs xx
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Faz um bom tempo que vi resenha desse livro, sou bem curiosa para lê-lo, acho que tem cara de filme adolescente kk'
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu li o primeiro e o último livro dessa série, mas ainda não li esse.
    Mas um dia vou comprá-lo, nem que seja para desencargo de consciência haha
    Também adoro a escrita da Perkins!!

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk adorei "nem que seja para desencargo de consciência". Leia sim Raissa, tem uma parte no final que é um dos textos mais lindos que eu li na minha vida.
      Beijos

      Excluir
  9. Oii Priscila, tudo bem?
    Aii, os livros da Perkins são puro amor <3 <3
    Anna e o Beijo Francês ganhou meu coração de uma tal forma, que quando acabei a leitura, comecei de novo, e li o livro 3 vezes seguidas! Lola é outra obra maravilhosa, a personalidade da Lola é incrível, a forma como a autora trabalha tão naturalmente a questão dos "dois pais" também é fascinante!
    Leia Isla, tenho certeza que você vai gostar muuuito!

    Adorei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu :)
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, três vezes seguidas? Isso sim que é amor hem. Mas as obras dela são um amor mesmo né. Isla está na lista já e será uma das minhas próximas leituras.

      Excluir
  10. Esse livro está na minha lista há um bom tempo mas já fui na Livraria Cultura 2 vezes e não o encontrei. Quero muito ler <3
    Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não sou muito fã de romances, mas você falou de uma forma tão apaixonada sobre esses personagens que eu preciso conferir a obra. Preciso conhecer a Lola. Ela parece ser maravilhosa.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, ai que bom que você vai dar uma olhada no livro. Depois vou querer sabe o que você achou da história. E sim, a Lola é uma personagem única, espero que você goste.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Priscila!! Amo a autora desde que li Annna e o beijo francês, mas a Lola é minha preferida! Adoro os pais dela e o amor deles pela filha! Ok, agora fiquei com vontade de ler de novo rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi, Priscila!
    Também sou apaixonada por essa autora! Lola está na minha lista de livros que preciso ler urgentemente, amo os personagens criados pela autora!

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Está faltando esse para mim também Luh.
      Beijos

      Excluir
  15. Já tem tempo que li esse livro mas gostei bastante também, aliás gostei muito mais do que Anna e o beijo francês. Fiquei esperando outros lançamentos da autora mas que me lembre não saiu nada depois disso, uma pena.
    abraços
    Gisela
    Ler para Divertir

    Participe do Top Comentarista de Julho do Ler para Divertir, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tem o terceiro livro que saiu no ano de 2015. Falta esse para eu concluir a leitura. Dá uma conferida.
      Beijos

      Excluir
  16. Eu já estou perdendo muito tempo sem ler esse livro. Desde quando li Ana e o Beijo Frances já tinha me apaixonado pela escrita da autora. Espero que esse também me surpreenda!
    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Priscila.
    Eu amei esse livro também. Também achava que a autora não ia conseguir se superar, mas ela conseguiu. Não li o terceiro livro ainda, mas tenho vontade de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Oi! Não li ainda nenhum livro desta autora, mas acredito que as histórias vão me agradar. Dizem que o terceiro não é tão bom como este, mas lerei os três.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir