Azeitona- Bruno Miranda

8 de jan de 2017

Título: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Outro Planeta
Páginas: 352
Lançamento: 2016
Classificação: 4/5

Sinopse:
“Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história. O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares. ”

Olá pessoal, desde que assisti ao vídeo do Bruno no Youtube, em que ele lê o primeiro capítulo do livro dele, que eu fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história. Depois de ter finalmente conferido a obra, pude perceber que toda essa empolgação era mais por ser fã dele, do que pelo livro em si.

O livro conta a história de Ian, um menino comum que devido as coisas da vida, acabou sendo criado pela irmã, Iris. Os dois possuem um relacionamento bonito de se ver, percebe-se que se fosse necessário, um daria a vida pelo outro. O começo do livro se passa em um consultório médico, onde Ian aguarda o final do atendimento da irmã que está grávida. Ele acaba sendo abordado por uma mulher cheia de energia e que fala sem parar. Ela faz uma série de perguntas, que Ian responde tentando entender o que está acontecendo. Sabe quando estamos andando no centro da cidade e somos abordados de repente por pessoas que querem oferecer algum tipo de prestação de serviço? Claro que ele pensou que fosse isso. Mas não era.

Catarina trabalha para uma emissora de TV, particularmente em um reality show, chamado Novos Pais. O programa resume-se em acompanhar a gravidez de jovens que se tornaram pais cedo e mostrar ao mundo a forma com que cada um lida com essa situação, e claro, fazer dinheiro em cima disso com qualquer coisa que possa ganhar audiência.

Por estar nesse consultório, Catarina acaba assumindo que Ian estava aguardando sua namorada terminar o atendimento, e por ter apenas dezesseis anos, seria perfeito para o programa. Ela cita as vantagens de participar, dando ênfase que vários jovens se tornaram famosos após terem aparecido na TV e que o cachê era alto.

O que chama a atenção de Ian é exatamente isso. Ele tem noção de tudo o que Iris abriu mão por ele, de todas a oportunidades que ela deixou passar porque, seu irmão mais novo, era prioridade no momento. Participar desse programa e ganhar esse cachê, seria a forma perfeita de retribuir os anos perdidos. E por que não? A maioria das coisas nesses programas não passam de mentiras, não é mesmo?

Ele guarda o papel que Catarina entrega para ele e promete manter contato. O que Ian parece ter esquecido é que algo está faltando para participar do programa: além do bebê, é claro, ele não tem namorada.

 A missão de Ian agora, é convencer Emília, a menina que ele disse ser sua namorada e com quem nunca conversou mais do que duas vezes, a embarcar nessa loucura. Ao contrário dele, Emília tem namorado, tem pais e tem dinheiro para ter uma vida boa. Mas em contrapartida, o fato de querer sair de casa o mais rápido possível, faz com que ela acabe aceitando participar de tudo isso. O relacionamento com sua mãe não é dos melhores, e ela sofre constantemente por isso.
Agora, os dois precisam encontrar uma forma de enganar todo mundo, fingir a gravidez e ganhar e prêmio, sem serem descobertos.

O livro do Bruno tem o humor caraterístico dos vídeos dele, quem o acompanha sabe exatamente do que estou falando. Para mim foi uma leitura leve e divertida. Gostei de ter visto alguns assuntos mais profundo sendo abordados na história.

Conforme eu lia o livro, eu comecei a imaginar como seria o final, com aquela pitada de clichê que estamos acostumados a ver na maioria das histórias. Tenho o prazer de dizer que o final foi o oposto do que eu imaginei. Alguns acontecimentos que nem se quer haviam passado pela minha cabeça, aconteceram, o que fez com que o final perdesse um pouco do humor do começo da obra, e focasse em algo mais sério. O que posso dizer é que o livro mostra que não podemos contar que as coisas sempre serão do mesmo jeito. Que quando tudo parece bem, sempre pode dar algo errado, afinal de contas, a vida não é perfeita. Mas podemos fazer com que pequenos momentos, no hoje e no agora, possam ser.

Se você já leu o livro do Bruno, me conta nos comentários o que achou, e se você ainda não teve a chance de ler, tenha certeza de que vai encontrar uma história divertida, com alguns clichês, mas que no final, muda totalmente.

Confira a leitura do primeiro capítulo. Até a próxima!



25 comentários :

  1. Oie, tudo bem?

    Já vi muuuito esse livro por ai, e sempre tive curiosidade de ler. Quem sabe eu não leia futuramente, ne?
    Adorei sua resenha, beijos
    Jeh
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  2. Adorei tua resenha, já vi muita gente falando desse livro, inclusive está na minha lista para esse ano.

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Já ouvi alguns murmurinhos desse livro, mas nada me empolgou pra ler. Vou ver se ponho na minha lista pra esse ano! :D

    Já estou seguindo seu blog! Beijos,
    https://mamaeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pri. Eu já ouvi falar do livro e ele sempre foi divisor de águas. Não sei se leria no momento, mas adoraria dar uma conferida na narrativa do autor.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscila,
    Ainda não li esse livro, mas tenho vontade de ler. Adorei saber que a leitura é divertida e com alguns clichês que mudam completamente no final. O protagonista parece saber valorizar as pessoas que estiveram ao lado dele e gosto disso.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pri
    Eu amei demais esse livro do Bruno, foi uma leitura bem rápida e prazerosa. Sem contar que a capa é linda né.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, Priscila!
    Já li várias resenhas desse livro e sempre fico interessada em lê-lo. É tão bom quando um enredo que parece caminhar para um final clichê acaba surpreendendo, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri, tudo bem?
    Nunca li o livro do Bruno e pra ser sincera não tenho muita vontade não, mesmo tendo escutado vários comentários positivos. Quem sabe um dia eu não me interesse e pegue para ler.

    Beijos

    www.entrelinhaseparagrafos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pri!
    O Bruno veio aqui na minha cidade ano passado, mas infelizmente não pude ir vê-lo.
    Alguns amigos meus leram e gostaram bastante da história. Não sinto muita vontade por agora, mas quem sabe no futuro..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Olá Pri!
    Ainda não li, obrigada pela indicação!!
    Seu blog é lindo e eu já estou seguindo, viu?
    Será supeeer bem vinda no meu também!

    Um beijão!

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro e também o achei bom, mas a Catarina com seu egoísmo me irritou bastante. Algumas coisas poderiam ter sido melhor desenvolvidas. Mas para uma obra de lançamento, ficou bem legal!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Priscila.
    Achei interessante o livro ser de ficção, porque geralmente os youtubers só escrevem livros falando das experiencias deles. A história parece ser bem divertida, e eu leria ela sim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    adorei a resenha. Já tinha lido algo sobre esse livro por aí, e fiquei com mais vontade ainda de ler.
    A história parece ser bem leve e divertida.
    Adorei seu blog, estou seguindo <3
    Beijos
    leituravorazblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Há algum tempo quero ler esse livro. Nesse momento da minha vida sei que preciso ler.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Já conhecia o livro mas com a sua resenha fiquei bem curiosa pra ler. O livro tem cara de ser o tipo de leitura fácil, que flui tranquilamente e que prende o leitor e se for dessa forma vou gostar muito dessa leitura.
    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Pri, tudo bem?

    Não acompanho os videos dele, mas desde que o livro sai eu fiquei curiosa pra conferir. Que bom que o final te surpreendeu, fiquei bem curiosa agora.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Já conhecia por nome, nem imaginava que o autor era youtuber, agora, fiquei curiosa duplamente hahaha vou procurar os vídeos e ver se curto, e depois, o livro. Adorei a resenha!

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Pri!
    Esse livro parece ser bem fofo, o tipo que me encanta quando começo a ler! Não conhecia ele, mas agora fiquei super afim de ler!

    Beijão,
    Natália | Obcecada Pelos Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Pri! Não acompanho o canal dele, mas tenho curiosidade de ler o livro. O meu está aqui e espero gostar.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu ganhei esse livro e queria pelo mesmo motivo que você: Assisto o Bruno e adoro o humor dele. Ainda não li, mas tenho muita curiosidade e após a sua resenha aumentou ainda mais. Eu gosto de clichês, mas o que me deixou curiosa mesmo foi esse final. O que acontece? kkkk Vou ter que correr pra ler.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, Pri.
    Parece ser um livro bem interessante e o melhor: o final fugiu do que você esperava.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  22. Oii, Priscila! Eu simplesmente AMO o Bruno, acompanho ele desde sempre e quando ele lançou o livro fiquei muito empolgada para ler. Infelizmente ainda não consegui, mas fiquei muito feliz em saber que você gostou tanto... mas posso esperar para poder ler e encontrar esse humor tão legal do Bruno, ele é ótimo!
    Beijoss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
  23. Eu sabia que este livro estava fazendo sucesso mas nunca li uma resenha sobre ele, gostei da história e do final que te surpreendeu. Se tiver oportunidade vou ler este livro.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir