Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum

12 de fev de 2017

Título: Três Coisas Sobre Você
Autor: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Lançamento: 2015
Classificação: 4/5

Sinopse:
Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante...

O livro começa exatamente assim, com a contagem dos dias a partir da morte da mãe de Jessie. Depois desse dia, sua vida virou de cabeça pra baixo. O que antes era uma família de três pessoas que se amavam, se respeitavam e viviam em harmonia, agora está com uma estrutura totalmente diferente: ela, seu pai, a nova esposa do seu pai e seu mais novo meio irmão, Theo, que faz questão de mostrar que não aceita e não gosta dessa nova situação.

Ela, uma adolescente que acabou de perder alguém que ama, se vê em uma casa nova, em outra cidade, que sabe que que não é seu lar, vivendo um padrão de vida que nunca foi o seu – uma vez que Rachel é rica – mal conversando com seu pai, já que ele parece não ter mais tempo para ela, e tendo que começar o primeiro ano do ensino médio em uma escola onde a maioria são pessoas podres de ricas e algumas vezes maldosas, conhecendo, se assim posso dizer, apenas Theo, que nem bom dia fala pra ela.

Jessie sente muitas saudades de casa, e eu também sentiria se fosse ela. Já passei por uma situação parecida onde tive de mudar de cidade porque meus pais decidiram, e para mim, que sou uma pessoa extremante tímica, foi uma época muito difícil. Mas enfim, Jessie sente falta da sua antiga rotina e da sua melhor amiga  Scarllet, que ficou em Los Angeles.

Deu para ter uma noção da bagunça que a vida dessa menina se tornou né. E como se não bastasse, ela recebe um email que logo de cara me deixou intrigada.

“Para: Jessie A. Holmes (jesster567@gmail.com)                                                                                                    De: Alguém Ninguém (alguemning@gmail.com)                                                                                                   Assunto: seu guia espiritual no colégio Wood Valley

ei, Srta Holmes. nós  nunca nos encontramos e não sei se vamos nos encontrar. quero dizer, provavelmente vamos, em algum momento – talvez eu pergunte a você que horas são ou outra coisa igualmente banal e abaixo do nosso nível intelectual -, mas nunca vamos nos conhecer de verdade, pelo menos não de forma significativa.... e por isso pensei mandar este e-mail sob o manto do anonimato.
sim, eu sei que sou um cara de 16 anos que acabou de usar a expressão “manto do anonimato”,  sobre isso digo uma coisa: esse é o motivo nº1 para que você jamais saiba o meu nome de verdade. eu não sobreviveria a vergonha dessa pose pretenciosa.
‘manto do anonimato’? sério!”

Nem preciso dizer que partir desse ponto eu me vi envolvida pela história. Esse tal Ninguém Alguém – AN – já no seu primeiro e-mail mostrou ser um cara jovem e inteligente, e tive a impressão de que ele não era ligado as coisas fúteis que geralmente envolvem os adolescentes.

Depois de ler as instruções que AN julga necessárias para um primeiro contato, Jessie responde dizendo que acha que isso tudo não passa de uma brincadeira de mau gosto, daquelas que sempre vemos nas comédias românticas sabe, e que se for verdade, agradece a oferta, mas não está interessada em nenhum guia espiritual. Depois disso eles acabam trocando vários e-mails.

No primeiro dia de Jessie no colégio, ela acaba chegando atrasada por culpa do Theo, que não dá carona para ela. Jessie acaba se confundindo e participa da aula da turma errada, o que é uma forma perfeita de causar uma boa primeira impressão. Por fim ela acaba encontrando a sala certa.

Tudo no ensino médio resume-se a primeiras impressões, e escolher um lugar para sentar no intervalo, diz muito sobre você e o seu futuro na escola. Jessie olha os lugares e as pessoas e acaba escolhendo um lugar perto do Karrinho de Kafé, mas as poltronas que existem lá já estão ocupadas por um cara esquisito que parece usar sempre a mesma camisa do Batman.

“Ele tem cabelo escuro e olhos azuis. Bonitinho, se você curte aquele ar de estou cagando e andando.”

Duas garotas que estão envolta dele, se voltam para Jessie e perguntam como duas leoas o que ela está olhando. Está feito, sem querer ela fez duas inimigas logo de cara. Crystal e Gem vão ser responsáveis por fazer da vida de Jessie um verdadeiro inferno, com direito a xingamentos insinuações e desrespeitosas.

Jessie faz amizade com duas meninas bem legais e divertidas, sendo uma delas sugestão do AN, e acaba se aproximando também de Liam e Caleb, meninos do terceiro ano que conheceu no primeiro dia quando participou da aula na turma errada.

Muita coisa acontece na vida de Jessie ao mesmo tempo. O clima em casa parece só piorar, apesar de começar a conversar com Theo. Seu pai nunca tem tempo para ela, o que contribui ainda mais para que se sinta sozinha. Sua amiga Scarllet está longe e a relação com AN vai se intensificando fazendo com que a vontade de o conhecer passe a ser gritante. Quem é AN afinal?

As meninas têm suas suspeitas, e eu também tinha as minhas e tenho orgulho de dizer que estava certa desde o começo.  Esse livro entrou para a lista de melhores livros lidos nesse ano até agora. E olha que eu nem estava tão animada assim para lê-lo. Super recomendo. E você, já leu?


Até a próxima!

22 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Prihh! Eu ainda não li, mas gostei bastante do que vc conta na resenha. Esou pra ler esse livro, faz um tempinho, espero conferir logo! E ah, quando adolescente eu morria de medo de mudar de cidade, lembrei disso lendo o post rsrsrrss

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, eu não gostei de mudar de cidade no começo não. Sofri um bocado com isso, mas sabe, hoje meus melhores amigos são daquela cidadezinha :D

      Excluir
  3. Oi Priscila, sua linda, tudo bem?
    Todo mundo ao terminar de ler esse livro diz a mesma coisa: um dos melhores livros que já leram!!! Tem como não ficar louca para ler depois de ouvir isso de você também??? Sabe, a minha teoria é que o AN seja o Theo. Achei muito lindo e fofo o que o AN está fazendo por ela. É difícil recomeçar, e recomeçar em outra cidade, em uma outra família feita de estranhos, é muito complicado. Tenho certeza de que irei me emocionar e me apaixonar por essa história!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, gostei de ver hem, já está pensando em teorias sobre quem é AN afinal. Isso aí (rsrs). O livro é realmente bom, e como eu li o arquivo digital dele, quero muito comprar o livro só para vê-lo na minha estante!
      Beijokas

      Excluir
  4. Oi, Pri!
    Menina, quando saiu esse livro, eu jurava que era de autoajuda hahhahahahhahaha
    Mudar de cidade é complicado mesmo... acho que iria me identificar com a história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Luh (kkkk). A história é muito lindinha, não tem como não se apaixonar pelos personagens.
      Beijos

      Excluir
  5. Esse livro é lindo demais <3 e eu também não estava nem um pouco ansiosa pra lê-lo. Foi só depois que as resenhas começaram a sair que despertou a minha atenção. E ainda bem que a gente leu, né? História sensacional!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que lemos mesmo Carol! (rsrs) Isso só prova que livros que não nos deixam empolgadas logo de cara, valem a pena serem lidos mesmo assim, porque podem nos surpreender.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Priih!

    Eu sempre li amores sobre este livro! Todo mundo fala muito bem, faz pouco tempo que comprei ele! Mas ainda não comecei a ler, está na lista de próximas leituras, mas estou super curiosa, a maioria favoritou então tenho certeza de que vou amar. Fico feliz que tenha gostado da mesma forma, eu adoro quando estou certa quanto aos personagens, gosto de um bom mistério.


    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ter certeza absoluta que vocâ vai AMAR o livro. O único arrependimento que eu tenho é não ter lido o livro físico, mas o arquivo digital.
      Beijos

      Excluir
  7. Oe!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro! Que curiosa essa sinopse! Parece tão levinho e fofinho, desses livros que deixam o coração quentinho hahaha depois de ler esse email do Alguém Ninguém, fiquei mais interessada ainda.
    Boa resenha!
    Se Esse Mundo Fosse Meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thainara, você matou a charada. O livro é exatamente assim! Tudo de bom. E olha, vários emails do AN causam esse sentimento na gente viu.
      Você vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Priscila.
    Nem comecei a ler ele ainda e já estou aqui curiosa para saber quem escreve os e-mails hehe. Eu tenho ele aqui na minha estante, mas como esse gênero não é dos meus favoritos, sempre fico adiando a leitura. Mas assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, leia sim mulher. Mesmo não sendo do gênero que você mais gosta, garanto que irá ser uma ótima leitura.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi, Priscila!
    Li esse livro ano passado e também gostei bastante. Eu desconfiei da identidade do AN também, mas confesso que a cena em que tudo foi revelado me deu um sustinho! Hahaha!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, eu fiquei meio assim também. Fiquei pensando: e agora? Será que ela vai escolher errado? kkkk
      Beijos

      Excluir
  10. Oi! Esse livro é fofo demais. Eu fiquei feliz com a escolha do AN, era justamente quem eu queria que fosse.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está na minha lista de leitura. Parece divertido pelo sua resenha! Books Club

    ResponderExcluir
  12. Confesso que até o título me intrigou um pouco, porque fiquei pensando no motivo de "Três coisas sobre você", admito que achei a resenha maravilhosa e fiquei curiosa com esse livro! Vou anotar a dica.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  13. Vi em outro blog uma resenha desse livro e já gostei.
    Já baixei no kindle,superr afim de começar.
    Sua resenha acabou de me empolgar :D

    xoxo

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Uau que livro é este? Pelo que li na resenha ele realmente parece ser muito bom, com temas difíceis de lidar, como por exemplo, morte, perda, mudanças!! Fiquei curiosa para saber quem é o Alguém Ninguém!! Os personagens são bem construídos e trabalhados! Fiquei desconfiada de quem possa ser o Alguém Ninguém!! Porém, pode ser que eu esteja errada de quem seja!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir