[Filmes&Séries] A Chegada

18 de mar de 2017

Nome: A Chegada
Direção: Denis Villeneuve
Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Gênero: Ficção científica
País: EUA
Classificação: 10 anos
Estreia: 24 de Novembro de 2016

Sinopse:
"Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade."

Em um dia tipicamente normal, a humanidade é surpreendida por uma invasão alienígena. Exatamente doze naves - ou conchas, como eles chamam no filme - são aterrissadas no nosso planeta em pontos que, ao que parecem, são aleatórios. É claro que um acontecimento desse promove uma mobilização mundial e, é nesse contexto que o governo americano, com o fim de descobrir a intenção dos novos visitantes, procura a especialista em linguística, Dra. Louise Banks. Ela é incumbida de comandar uma equipe para descobrir o que eles - ET's - estão falando.


Quando eu escolhi esse filme para assistir, já sabia que o tema seria a visita inesperada de alienígenas na Terra, até porque a maioria dos filmes que eu assisto tem alguma relação com isso. Confesso que eu estava esperando ver a receita que sempre vemos nessas produções, mas não. A história trouxe uma nova faceta sobre o que "eles" poderiam querer ao vir até nosso planeta.

Diferente de outros filmes, acompanhamos o drama pessoal da Louise, que é a personagem que mais recebe foco na produção. Logo nas primeiras cenas vemos que ela perdeu alguém muito especial, e durante o filme inteiro vemos flashes entre essa época e o presente. Acredito que a falta de ação como cidades sendo destruídas, explosões e coisas do tipo, possa desagradar algumas pessoas. O que vemos nesse filme é o medo do desconhecido, alguém aprendendo a lidar com o luto, ou seja, coisas bem humanas.


Em doze partes do mundo, líderes mundiais usam todo o poder de comunicação para entenderem o que essa chegada significa. A Louise, juntamente com o matemático teorético Ian Donnelly, irão formar a dupla responsável por ajudar nas negociações com os alienígenas. Afinal de contas a pergunta precisa ser respondida: o que eles querem aqui? Fica evidente a força que Louise tem e o tamanho da sua inteligência. Graças a Deus não temos uma protagonista perfeita porque convenhamos, isso irrita em algumas histórias. Ela sente, na maior parte do tempo medo e apreensão como qualquer outra pessoa, se bem que algumas vezes percebi seus olhos brilharem perante o fascínio dessa nova realidade.



O filme possui um ritmo lento e pode ser difícil de entender, mas isso não diminui o crédito da história. Não vai ser um filme de tirar o fôlego, longe disso. O telespectador se vê obrigado a refletir e a tentar entender algumas coisas que acontecem, mas nenhuma pergunta é deixada sem resposta. A história é bem estruturada, vai crescendo aos poucos e explora muito bem todas suas ramificações. Foi sem sombre de dúvida, uma produção que eu precisava conferir, sem contar que o final não me decepcionou.

Até a próxima!


9 comentários :

  1. Quero muuuitooo ver esse filme desde a estreia. Ta faltando tempo, mas ele parece ser muito muito bom!!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pri!
    Até um tempo atrás, eu não queria assistir esse filme, mas agora quero. Sou meio de lua haahahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu fui ver esse filme no cinema e nossa, que filme bom!! Ele faz você ficar pensando nele mesmo depois que ele chegou ao fim.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Esse filme eu não assisti ainda, mas a trama me chama muito atenção. E é bom que não é tão parecido com os que já existem por ai :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nem sabia da existência desse filme? E olha que é meu gênero preferido, adorei sua resenha, fiquei bem curiosa e com certeza irei conferir também!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou super ansiosa para assistir esse filme, adoro o gênero!!
    Amei seu post... Beijos!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  7. Eu tava curiosa pra ver ele, fiquei um pouco com o pé atrás por vc falar que não vai ser de tirar o folego kkk, mas acho que vou ver, custa nada né? kkk
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscila
    Gosto do tema e do ator. Se o final não é decepcionante já é um bom começo. Não ligo para filmes com pouca ação apesar que em se tratando de invasão alienígena isso é bem esperado. Se tiver chance vou conferir- falo assim pois atualmente só vejo o que está na netflix.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee Pri,

    No primeiro momento, com o trailer eu imaginei algo com mais ação. Mas quando eu assisti, eu amei. Como você disse tem um ritmo mais lento, mas é por conta do tipo de filme, que te joga pistas para vcoê descobrir o que está acontecendo!!! Eu adorei.

    ResponderExcluir