[RESENHA] O Silêncio das Águas - Brittany C. Cherry

8 de fev. de 2021


Editora: Record| Páginas:364 | New Adult | Compre em: Amazon | Classificação: 5/5

Sem sombra de dúvidas esse foi um livro muito especial para mim. Novamente acabei lendo em um dia, de tão presa que estava na história. Amo essa sensação de terminar um livro e sentir como se ele estivesse em mim... como se fizesse parte de mim.

Em O Silêncio das Águas vamos conhecer Maggie. Ela tem apenas seis anos quando seu pai decide que irão morar com Katie, sua futura esposa. Maggie está acostumada com as tentativas de relacionamento do pai, só que dessa vez, ou melhor, pela primeira vez ela sente que as palavras do pai são verdadeiras: "dessa vez é para sempre Maggie May."

Antes uma família que era composta por duas pessoas, agora passou a ser por cinco. Além de uma mãe, Maggie ganhou um irmão da sua idade e uma irmã um ano mais nova. Gosto muito de narrativas do ponto de vista de uma criança. Não sei explicar por quê, mas acredito que parte do motivo seja a leveza nas palavras e a forma inocente e fácil de ver as coisas.

Nas primeiras páginas acompanhamos a troca de mensagens entre Maggie, agora com dez anos, e Brooks - amigo de seu irmão Calvin. Ela insiste que ele a ama mesmo ele repetindo incansavelmente que a odeia. Mas segundo Jamie - irmão mais velho de Brooks -, os meninos falam isso quando gostam das meninas (rsrs irmãos mais velhos).

Dias se passam e a data do casamento está marcada, e os dois precisam se encontrar. Ela marca o encontro em frente a um tronco retorcido. Maggie sabe que jamais deve sair sozinha de casa, sem sua irmã, mas Cheryl se recusa a ir. Então Maggie vai sozinha.

Brooks está atrasado... ele nunca se atrasa. Ela espera mais, até que decide dar uma volta só para conferir se ele errou a árvore. Ele nunca a deixaria esperando né? 

Quando por fim percebe, Maggie está perdida na floresta e está muito tarde, ela não deveria estar ali. Sem querer ela presencia uma cena que mudará sua vida para sempre. Em meio a esse momento de horror em que ela tem certeza de que vai morrer, de que ele vai tirar sua vida, ela consegue fugir ao ouvir a voz de Brooks a chamando na floresta. 

Depois de passar pelo hospital para fazer os exames, todos esperam que ela fale para saber o que aconteceu. Mas Maggie não fala, ele tirou isso dela. Ele tirou sua voz.

Eu fiquei emocionada do começo ao fim acompanhando a trajetória de Maggie. Todos os ataques de pânico, as cenas de horror que reviveu inúmeras vezes que vinham a tona do nada. Além de perder a voz, ela perdeu a segurança de sair de casa. Cada vez que tentava era como se ele - o Diabo com ela mesmo o chamava - estivesse tentando matá-la novamente. 

Brooks se sentia culpado pelo que aconteceu com ela. Apesar de dizer que a odiava, prometeu que sempre estaria ao seu lado para a proteger. E assim ele o fez, tornou-se o amigo que ela precisava.

Brooks é um desses caras que não tem como a gente não se apaixonar. Ele é bonito, engraçado, fofo e sempre entende Maggie. Anos se passam e podemos acompanhar o crescimento dessa amizade. 

Não dá para falar mais sobre a história por que cada avanço de Maggie, cada recaída, cada conflito familiar, cada detalhe da história, são responsáveis por fazer a gente se apaixonar pela trama.

O que mais me deixou comovida, é que a autora ao escrever esse livro, colocou muito dela em Maggie. Ela nos conta que passou por um trauma que a fez falar cada vez menos. E foi muito difícil. A verdade é que as vezes esquecemos como as palavras podem afetar as pessoas. 

Já havia lido O Ar que Ele Respira dessa mesma série, mas tenho certeza que esse livro será sempre o meu favorito. Estou encantada, triste e feliz pela história. Espero que quem ainda não leu, dê uma chance para o livro. Tenho certeza que vocês ficarão tão tocados quanto eu.

Beijokas da Prih 

"Às vezes, somos os nossos piores inimigos. Temos que aprender a discernir nossos pensamentos. Temos que ser capazes de distinguir a verdade e a mentira na nossa mente. Caso contrário, viramos escravos das correntes que nós mesmos colocamos em nossos tornozelos."




10 comentários :

  1. Oi, Prih! Tudo bom?
    Eu tive um grande problema com o primeiro livro dessa série - aquele macho insuportável dos infernooooooooooos - e desisti de ler o resto. Não tenho mais paciência pra homens 'sofria agora sou fria' KKKKKKKKKKKKK

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, converso que esse não meu género preferido, por isso vou deixar passa a dica de hoje.
    Beijos, Jéssica
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo sempre elogia esse livro da Brittainy, mas nunca me bateu a vontade de ler esse. O que me interessa mesmo é o primeiro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oieee,
    Essa série está a tanto tempo na minha estante que da até vergonha de dizer isso hahahahaha, eles estão na lista, um dia chego lá ... juro que chego!!

    Paraíso das Ideias

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Prih!

    Esse foi o primeiro livro que li da autora, e apesar de ser ótimo e bem envolvente, com uma história traumática nem tão fácil de ser digerida, tive algumas ressalvas, principalmente pelo tempo que levou pra Maggie voltar a falar, talvez tenha faltado ajuda psicológica, não sei, mas alguns pontos acredito que poderiam ter sido melhor trabalhados

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Ainda não li nada dessa autora, mas, sinto que preciso, pois, já foi tanta gente que recomendou seus livros kkk...
    Vou colocar algo dela na meta desse ano :)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu comecei a ler essa série, mas ainda faltam 2 para terminar.
    Minha melhor amiga é uma viciada em Brittainy e faz a maior propaganda para eu ler tudo dela, ou seja, estou com todos na lista para ler, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. olá tudo bem ?
    amei a resenha e me deu mais vontade ainda de ler da autora eu so li apenas um livro dela que foi o ar que ele respira e não dei continuidade com os demais mais espero esse ano eu consiga pois a autora tem uma escrita otima.
    bjs
    https://padawaanliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiii, flor!!!
    O único livro da autora que eu li foi Sr. Daniels, que inclusive, EU AMO ♥
    Tenho O ar que ele respira, mas ainda não li!
    Que bom que você tá gostando, quero ler em breve!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, já li toda a série e o melhor para mim foi O Ar que Ele Respira. Este foi o que gostei menos dos quatro livros, porque achei que Maggie não se deu uma chance de tratamento e nesse processo acabou destruindo sua família. Mas entendo que traumas não são fácies de superar.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir