[RESENHA] O Que Há de Estranho em Mim - Gayle Forman

3 de fev. de 2021

Sinopse: "Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. 

Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece."

Editora: Arqueiro| Páginas: 224 | Lançamento: 2016 | Compre em: Amazon | Classificação: 4/5

Sétima leitura do ano (haha). Esquecido na minha estante, este livro não chamava muito minha atenção. Acredito que parte da culpa seja da sinopse que me fez imaginar um tipo de história um pouco diferente do que realmente é. 

Em O Que Há de Estranho em Mim vamos conhecer Brit, uma adolescente que está passando por uma situação um tanto quanto complicada em casa. No começo do livro ficamos sabendo que ela mora com o pai, o irmão mais novo e sua madrasta, a Monstra, como ela mesmo se refere.

Lidando com a nova formação familiar, prefere passar o tempo fora de casa pra evitar certas situações. A Clod, banda em que faz parte, é responsável pelos momentos de felicidade que ela tem. São amigos de verdade, e claro, tem o Jed - uma paixonite silenciosa.

Brit é uma menina que cresceu com música a sua volta, e seu estilo meio rockeira faz com que a Monstra viva encontrando problemas por ela andar com a banda e tocar música do diabo, como se isso fosse má influência pra o irmão mais novo que não tem idade nem para saber quem ele é.

Neste cenário, a família organiza uma viagem para o Grand Canyon, na mesma data em que Brit tinha um show para apresentar. Ela vai emburrada e estranha que somente o pai e ela estão no carro. Ao questionar o pai o motivo disso, ele diz que a "mãe" e o irmão vão de avião. Alguns diálogos acontecem no caminho, horas se passam e de repente ela se vê em frente a uma escola bizarra. Sim, seu pai a enganou. 

Na verdade essa viagem nada mais era do que uma desculpa para levá-la até a Red Rock, um internato em uma cidadezinha no meio do nada. Brit se desespera com a notícia e sem receber explicação de nada é levada para dentro a força.

Acontece que na verdade esse internato é um lugar para corrigir crianças com rebeldia. Consertar o que está quebrado.  Ela se sente arrasada pela traição. 

Ao longo de sua estadia vamos percebendo que na verdade essa instituição usa métodos estranhos, como por exemplo, deixar uma menina no centro da roda enquanto todas as outras a xingam de vadia, solitária, puta, até que ela chora e passa o dia ou mais tempo ainda, chorando. 

"Quando me trancaram na Red Rock, comecei a me sentir vazia, cansada e, na maioria das vezes, revoltada. Em alguns dias, eu simplesmente desejava desaparecer da face da Terra. Portanto, não só eu não fazia a menor ideia de quando poderia voltar à minha vida normal, como não sabia quem eu seria quando isso enfim acontecesse."

A ideia é fazer com que elas se dobrem, nem que para isso uma fique contra a outra e não tenha medo de fazer com que se sintam um lixo. É um tratamento psicológico horrível. Para ter noção, um presidiário teria mais direitos humanos do que essas meninas. 

Apesar da leitura ter sido rápida pelo livro ser curtinho, achei que a obra atingiu seu objetivo. Encontrei um erro de ortográfica apenas, nada que prejudique o entendimento do texto. O que achei mais interessante foi que a autora trabalhou para uma revistas chamada Seventeen, e nesse período teve contato com esses internatos diretamente. Até escreveu uma matéria sobre reformatórios comportamentais que usam de métodos estranhos. 

O foco do livro é mostrar que sim, esses jovens precisa de ajuda, mas de ajuda correta.

Gostei muito da escrita da Gayle e de como ela desenvolveu a história. Vale a pena ler.

Beijokas da Prih

 



16 comentários :

  1. Eu ainda não conhecia o livro e seria uma leitura beeem diferente do que costumo ler.

    Conheci o blog agora e já amei.
    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leyanne! As vezes é bom dar uma variada nas leituras. A história é curtinha. Aposto que vai gostar.
      Bjos

      Excluir
  2. Oi Prih,

    Só li um livro da autora, eu até que gostei da sua escrita, mas nunca mais peguei algo dela.
    Já ouvi falar bem desse livro, mas ainda não dei uma oportunidade.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Esse foi meu único contato com a autora, e espero conseguir ler mais livros dela.
      Bjos

      Excluir
  3. Olá, Prih.
    Eu já li alguns livros da autora no passado, mas hoje em dia não curto muito mais esse estilo de livro. Esse eu não li, mas tenho uma amiga que leu e gostou bastante dele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Entendo perfeitamente essas mudanças de gosto literário. Acontece direto comigo. Espero gostar das demais obras dela.
      Bjos

      Excluir
  4. Oi Prih,
    Gosto muito da escrita da autora! Sou apaixonada por Se Eu Ficar, e recentemente li Eu Perdi o Rumo e gostei muito também, apesar de provavelmente ser bem mais leve do que esse.

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Acredita que tenho esses dois livros parados na minha estante? Nunca li kkk Mas agora que tive o primeiro contato com a autora, pretendo ler!
      Bjos

      Excluir
  5. Oi Prih, tudo bem? Eu nunca li nada da Gayle, mas pretendo. Acho essa trama forte e fico feliz que tenha sido bem desenvolvida, me animei de novo pra ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mi!!
      Dê uma chance que acho que poderia gostar da leitura.
      Bjos

      Excluir
  6. Amo muito a escrita da Gayle e ela é uma das minhas autoras favoritas! Essa premissa é forte e eu amei esse livor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi! Foi meu primeiro contato com a escrita da Gayle e olha, gostei muito viu. Espero conseguir ler as demais obras dela.
      Bjos

      Excluir
  7. Oi Prih!
    Eu só tive um contatocom a Gayle até o momento e não foi tãããão uau, então acabei não dando continuidade aos livros dela...
    Mas fiquei animada com sua indicação, vejo esse livro em promoção direto, vou arriscar a leitura e te conto o que achei!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê! Dê uma chance sim, eu particularmente não achei que iria gostar ao ler a sinopse. Achei que poderia ser algo meio infantil sabe? Mas na verdade não.
      Espero que goste e me conta mesmo o que achou depois hem!
      Bjos

      Excluir
  8. Oi! Eu adoro os livros desta autora e este me deixou bastante mexida pela situação das garotas. Achei muito bom. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Também fiquei mexida viu. E adorei a escrita da autora.
      Bjos

      Excluir